Pedro Castanheira, Optic One

Prémio Expansão

Os Prémios ÓpticaPro 2024 distinguem a excelência da ótica portuguesa com 20 galardões. A Optic One conquistou o Prémio Expansão.

A Optic One nasceu em janeiro de 2022, aglomerando as atuais empresas de ótica: Eyelux S.A., Óptica Central de Abrantes S.A., Óptica Rainha Lda. e Optijovem S.A.

Pedro Castanheira, diretor geral da Optic One, explica que esta história remonta a 1972, com a abertura da primeira loja do grupo, no nº1 da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa: “Um espaço especializado em saúde visual, que introduziu em Portugal artigos como as lentes de contacto ou as próteses oculares. Na altura não existia no sector nada tão avançado como o que apresentávamos e isso atraiu as atenções de várias personalidades, entre as quais presidentes da república, 
primeiros ministros e diversas figuras públicas. Paralelamente, Fátima e Vitor Castanheira, atuais administradores do grupo, também tinham entrado no setor em 1982, tendo ajudado a desenvolver várias empresas na zona centro do país como a Óptica Médica das Beiras, a Eyelux ou a Óptica Rainha, e, nesse percurso, sempre mantiveram o foco na máxima qualidade de produto e de serviço. Foi em 2004 que se deu a fusão entre empresas que fez desaparecer o nome original de Centro Óptico Delgado Espinosa, mas trouxe com ela uma nova energia com as sinergias que envolviam todas as empresas no novo grupo. Durante vários anos procurou-se desenvolver uma atividade diferenciadora, mas foi em Janeiro de 2022, que avançam para uma nova etapa, criando um novo “rosto”, uma nova marca comercial, OPTIC One”.

Relativamente ao Prémio atribuído pela ÓpticaPro, Pedro Castanheira afirma que foi com muito entusiamo que receberam a notícia. Menciona ainda que “não vivem de prémios, mas que é sempre bom ver o trabalho de uma equipa tão dedicada, ser reconhecido por profissionais do setor”.